sábado, 25 de fevereiro de 2012

Filme:A bússola de ouro

Interpretação do filme: “A bússola de Ouro”

  1. Reveja as “falas” iniciais do filme:

“Existem mundos como o seu, onde as almas das pessoas habitam nos seus corpos. E mundos como o meu, onde as almas caminham ao nosso lado como espíritos animais a que chamamos dimons.”

Agora, veja estes verbetes retirados do dicionário eletrônico Michaelis:

al.ma
s. f. 1. Princípio de vida. 2. Teol. Substância incorpórea, imaterial, invisível, criada por Deus à sua semelhança; fonte e motor de todos os atos humanos. 3. Pessoa considerada como dotada de afetos e paixões: É boa alma (= pessoa boa). 4. Artilh. Interior do cano de uma arma de fogo. 5. Pop. Assombração, fantasma, visagem. S. f. pl. Habitantes: Esta cidade tem mais de um milhão de almas.

cons.ci.ên.cia
s. f. 1. Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. 2. Rel. Testemunho do nosso espírito, aprovando ou reprovando os nossos atos. 3. Cuidado escrupuloso. 4. Honradez, retidão. 5. Conhecimento.

a)      Qual dos significados da palavra “alma” encontrados no dicionário pode ser associado à palavra alma citada no filme?


b)      Qual a semelhança que havia entre os “dimons” do filme e a alma como a conhecemos? Relate algum episódio que comprove a sua resposta.


c)      Embora, no filme, os dimons estivessem associados à alma, em determinados momentos poderíamos muito bem associá-los à consciência. Releia o significado da palavra consciência e relate um episódio do filme em que o “dimon” agia como se fosse a consciência da pessoa a que estava ligado.


2. Relembre outra passagem do filme:

“No meu mundo inventaram uma bússola que mostrava tudo que estava escondido, mas os regentes temendo todas as verdades, exceto a sua, destruiu estes instrumentos.”

O filme, na sua essência, gira em torno do tema implícito na passagem acima: a questão da censura, ou melhor, do controle da população.

Agora, leia o trecho abaixo retirado de uma revista de informação.

Quando VEJA nasceu, em setembro de 1968, o país vivia sob a sombra da ditadura. Além de negarem à população o direito de escolher seus governantes, os militares atacaram outro pilar da democracia: o direito à informação. Uma rede de censores foi formada para monitorar os grandes veículos de informação.
[...]
Depois do AI-5, a mão da censura foi ficando mais pesada. No início dos anos 70, a redação de VEJA recebia, todos os meses, um índex preparado pela Polícia Federal com os assuntos proibidos de ser tratados em reportagens.
[...]
As perdas foram enormes. Nos dois anos e quatro meses em que VEJA esteve sob tutela, foram vetadas 10352 linhas de texto, 44 fotos, vinte ilustrações, além de quatro anúncios comerciais.
[...]
Que esse erro jamais se repita no Brasil.

Veja 40 anos /SETEMBRO DE 2008, p.241

a)      Na sua opinião, por que os “governantes” escondem a verdade das pessoas?


b)      Você acredita que, atualmente, haja o controle de informações em nosso país? Por quê?


c)      No filme, o que os “regentes” poderiam perder caso a verdade fosse revelada ao povo?


d)     Você gostaria que, no Brasil, os meios de comunicação fossem controlados pelo governo? Por quê?


e)      Se você governasse um país, gostaria de ter o controle de todos os meios de comunicação? Por quê?


f)       Na sua opinião, e que a censura prejudicou o país na época mencionada no trecho da revista? Justifique.

3. Reveja esse trecho de conversa entre os membros do “Magesterium”

- Os acadêmicos se recusam a entregar o último Alethiometro (Bússola dourada). E agora deram ao Asriel todos os fundos de que ele precisa.
- Se ele conseguir provar a existência destes outros mundos, vai contrariar séculos de ensino.
- Haverá sempre livres pensadores e hereges

Agora, discuta com seus colegas e, se possível, com a professora de História sobre conhecimentos que foram modificados através dos tempos, como, por exemplo, a idéia de que a Terra era plana.. Depois, discutam o porquê das pessoas terem tanta resistência em conhecer coisas novas.


4. Releia:

Os doutores em Bolvangar estão perto de aperfeiçoar a vacina contra os efeitos da Poeira.
Se conseguirmos proteger as nossas crianças da má influência da Poeira, antes que os seus dimons atinjam a maturidade, então teremos gerado uma geração que estará em paz consigo própria.
Uma geração que não voltará a questionar a nossa autoridade. Devemos isso aos jovens, não é?
a) Novamente, associando, a palavra “dimons” à palavra “consciência”, reflita: Por que a vacina era destinada às crianças e não aos adultos?


b) Que fala dos membros do “Magisterium”, citada acima, mostra que eles realmente acreditavam estar fazendo o bem para as crianças?


Sugestão. Quem gostou do tema tratado no filme pode ler: “A droga da obediência” de Pedro Bandeira. (Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes – os Karas – enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a Humanidade aos seus desígnios através de uma perigosa droga que está sendo testada em alunos dos melhores colégios de São Paulo...)


5. Reveja este diálogo entre Lyra e a Sra. Coulter:

Lyra: - Para que serve o Magesterium?
Sra. Coulter: - O Magesterium é aquilo que as pessoas precisam. Mantém as coisas funcionando, dizendo às pessoas o que fazer.
Lyra: - Mas... você disse ao Mestre que fazia aquilo que queria.
Sra. Couter: - Pois é, menina esperta. Bem... algumas pessoas sabem o que é melhor para elas, outras não. Além disso... eles não dizem às pessoas o que fazer duma maneira rude. Dizem-lhes o que fazer duma forma gentil. Para os manter fora de perigo.

a)      Podemos dizer que a fala da Sra. Coulter revela que a mesma tem a personalidade de um “ditador”? Justifique.


Leia agora um trecho de reportagem publicada na revista VEJA:

[...] Uma pesquisa CNT/Sensus ouviu 3000 pessoas de 24 estados brasileiros, entre pais, alunos e professores de escolas públicas e particulares. Sua conclusão nesse particular é espantosa. Os pais (61%) sabem que os professores fazem discursos politicamente engajados em sala de aula e acham isso normal. Os professores, em maior proporção, reconhecem que doutrinam mesmo as crianças e acham que isso é sua missão principal – algo muito mais vital do que ensinar a interpretar um texto ou ser um bamba em matemática. Para 78% dos professores, o discurso engajado faz sentido, uma vez que atribuem à escola, antes de tudo, a função de “formar cidadãos” – à frente de “ensinar a matéria” ou “preparar as crianças para o futuro”.[...]

Revista VEJA, 20 de agosto de 2008. p.78 – 79

b)      O que há de comum entre o trecho da revista e o diálogo retirado do filme?


c)      Na sua opinião a escola deve dar mais atenção à doutrinação das crianças (formar cidadãos) ou à transmissão dos conteúdos? Justifique.


6. No filme, o urso trabalhava para receber uísque como pagamento. Segundo ele, o povo da cidade havia lhe dado bebida, fazendo com que ele adormecesse para tirarem-lhe a armadura. E sem a armadura ele não podia lutar.
a) Na sua opinião, por que as pessoas se tornam dependentes do álcool?


b) Você acha que o governo está sendo autoritário ao instituir a “Lei Seca”, uma vez que a mesma proíbe as pessoas de dirigirem alcoolizadas? Justifique.


7. Pelo filme, para ser rei, os ursos usavam como arma a força. Seria rei quem vencesse o outro em uma luta.
a) E nas nossas eleições, quais são as principais armas dos candidatos (dinheiro, propostas, amizade...)?


b) Para você, quais são as características de um bom candidato?


9. A Sr. Coulter disse a Lyra que alguns antepassados haviam desobedecido à autoridade. E isso havia feito o “pó” vir ao mundo. Mas o “pó” não assentava em crianças inocentes.

Agora, veja este verbete retirado do dicionário eletrônico Michaelis:
i.no.cen.te
adj. m. e f. 1. Que não é culpado. 2. Que não causa mal; inofensivo. 3. Isento de malícia. 4. Singelo, ingênuo. 5. Idiota, imbecil. S. m. e f. Pessoa que tem inocência.
a)      Qual dos significados da palavra “inocente” foi o pretendido pela Sra. Coulter?


b)      De acordo com o que vimos no filme, qual seria o significado adequado da palavra “inocente” para a fala da Sra. Coulter?

10. De acordo com o filme, por que a Sra. Coulter não deixou que Lyra fosse separada de seu dimon?


11. Por que Lyra não quis ir embora com as outras crianças no (final do filme)?



12. A feiticeira disse, ao final do filme, que aproximava-se uma guerra: A guerra pelo livre arbítrio.
Você acha que vale a pena entrar em uma guerra por esse motivo? Justifique

3 comentários:

  1. Olá Patricia Barbosa,boa dica esta de interpretações de filmes .Parabéns a seu colega e a você por postar este tipo de trabalho.Vou aproveitá-lo.Darlene Gonçalves-Ibirité

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  2. Sem duvuda que uma coisa boa pra se lutar e pelo nosso "sagrado livre arbitrio" e pelos nossos direitos diga nao a reforma da previdencia do governo Michel Teme,isso e ter direito de escolha e poder lutar pelos nossos ideais.

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  3. Sem duvuda que uma coisa boa pra se lutar e pelo nosso "sagrado livre arbitrio" e pelos nossos direitos diga nao a reforma da previdencia do governo Michel Teme,isso e ter direito de escolha e poder lutar pelos nossos ideais.

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